Estudos espíritas para pessoas comuns – Dia 2

Pergunta de número 1018 

Em que sentido se devem entender estas palavras de Cristo: Meu reino não é deste mundo?

“Respondendo assim o Cristo falava em sentido figurado. Queria dizer que só reina sobre corações puros e desinteressados. Ele está onde quer que domine o amor do bem, mas os homens, ávidos das coisas destes mundo e apegados aos bens da terra, não estão com Ele.”

Imagine a cena

No episódio onde acontece esta fala, Jesus acaba de ser preso, traído por Judas, negado por Pedro e está sendo sabatinado pelos doutores da Lei. Fora abandonado por aqueles que escolheu para tornar sua estadia nesta terra mais amigável, encontra-se de mãos, literalmente, atadas.

O que podemos perceber é que há sim, uma desilusão com relação a este mundo e, mais que isso, uma solidão atroz.

Suas palavras vêm de encontro às nossas mentes como uma bomba. Pois nos descredibiliza no sentido de vivência em harmonia e afeto. Assim como também nos tira da presença do amor e nos transporta para o reino do egoísmo, do medo e da covardia. Todos o haviam abandonado, teria que provar diante de um juiz injusto quem era e em nome de quem fizera os milagres que havia praticado.

Nesse momento, onde todos se esconderam, ficou claro que, realmente, este mundo não era seu, esse reino não lhe era necessário. Pois para ser rei neste mundo era preciso tomar posse da injustiça, da covardia e aprisionar inocentes.

Também era uma forma de dizer que aqueles que o abandonaram não entenderam nada ainda, mas que na hora certa viriam a compreender o sentido de cada gesto, situação e palavras.

Ninguém quer viver ou reinar em um mundo onde as relações se dão no âmbito do interesse, da troca e quem vale mais é porque possui mais. Em um reino celestial e perfeito, o amor, a paz e o companheirismo são modus operandi,  e quem quiser entrar por esta porta que leva a este lugar, precisa reconhecer a majestade do primogênito de Deus em sua vida, tornando cada momento neste reino de pecado e absurdos, parte do projeto que Ele preparou para cada um.

Que Ele, o Reino celeste nos encontre, transforme e nos aceite!

Nele,

Tony Lopes - Designer, ativista, amante da natureza, ouve rap compulsivamente, viciado em séries e tranquilidade.
Tony Lopes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *