Categoria: Trello

O planejamento de projetos no Brasil

Muitas empresas por onde passamos dizem que planejam seus projetos. Porém, quando olhamos de perto, notamos que, na realidade, poucas pessoas fazem de fato um planejamento completo e eficaz.

Foto: Living Well Spendingless

Entre As principais causas encontramos: a falta de conhecimento em como planejar, a quantidade de projetos em que os Gerentes de Projeto são alocados, a falta de cultura, a percepção de que planejamento é perda de tempo ou mera burocracia, dentre outras.

No exterior, em países em que as pessoas têm por hábito planejar projetos, tais como Alemanha, Japão, Estados Unidos e Inglaterra, o índice de sucesso quanto à conclusão dentro do prazo, do orçamento e de obtenção dos resultados desejados pela organização giram em torno de 80% (Standish Group, 2012). No Brasil, esse número dificilmente passa dos 20%.

Foto: Lean Construction

Estudos mostram que, quando o plano do projeto é escrito, as chances de sucesso aumentam em cerca de 60%, quando comparados aos resolvermos dos projetos em que o planejamento não é elaborado ( Quekuas e Barcui, 2008).

O percentual de dedicação no planejamento nesses países nos casos de sucesso é cerca de 20% a 25% de todo o projeto (Standish Group, 2012), ao passo que, no Brasil, há apenas 20 a 25 minutos de dedicação ao planejamento, é quase apenas mentalmente. Claro que os 20 a 25 minutos é uma brincadeira…ou não? A realidade, infelizmente, é que no Brasil se constata que a dedicação não é diferente disso. Afinal somos considerados mundo afora como o pop do “jeitinho”, do improviso, da proatividade, do jogo de cintura, da maleabilidade  e da criatividade. Sem entrarmos no mérito de julgamento de sermos piores ou melhores, mas será que para trabalhar com projetos, esse jeito de ser é o que nos traz os melhores resultados? Os países que citamos estão sempre “coincidentemente”, entre as principais economias do mundo. Portanto cabe aqui uma pergunta: quanto tempo é necessário para fazer um bom plano de projeto? E o que é necessário reunir para fazê-lo?

Imagem: Fertility Awareness

Muitos gerentes de projetos entram numa fria no começo do projeto. Recebem um proeiro com prazos curtos e pouco dinheiro – situação comum para quase todos que trabalham com projetos. Mas por que alguns executivos prometem o projeto para alguém em prazos e orçamentos tão ousados? Eles dizem que precisam entregar o projeto dentro de Gaia restrições, pois foram impostas pelo cliente ou pelo chefe do chefe; é que se não entregá-lo o Gerente de Proneto ficará numa situação complicada na empresa, podendo até ser mandado embora.

Enfim, normalmente, são as oportunidades do momento para o negócio.

Fonte: PM Visual – Robson Camargo

Projeto executado em tempo recorde com apoio tecnológico Trello!

Muito obrigado Trello, por proporcionar uma ferramenta tão completa e, o melhor, gratuita. Graças ao aplicativo, conseguimos reduzir em 60% o tempo com reuniões e resoluções. Com uma nuvem robusta e capacidade de tráfego acima da média, permitiu que arquivos e pendências fossem trabalhados coletivamente sem transtornos ao prazo pré-estabelecido pela equipe.

trellolife

Já trabalhei com alguns organizadores de tarefas e ferramentas de gestão de projetos e, na boa, fazia tempo que uma ferramenta não me encantava tanto pelo aspecto usabilidade e velocidade de processamento das informações.

Todo roteiro foi trabalhado com a ajuda do app que nos facilitou estar em qualquer lugar e a qualquer momento poder fazer pequenos ajustes em resoluções de reuniões anteriores. Assim como a documentação anexada às pendências conseguiram seguir o padrão de leveza que é peculiar aos quadros e atributos.

O sistema de cheklists dá uma agilizada em processos que envolvem logística e “outsourcing”, tornando tarefas complexas em um calhamaço de pequenas ações efetivas e de curta duração, quase improcrastináveis.

Parabéns, Trello e Equipe BesouroBass.

Tony Lopes

Designer and Producer